domingo, 28 de fevereiro de 2010

Akshardam (Templo Indu) e Jantar Mantar (observatorio astronomico)

Depois de 3 dias conhecendo a Delhi islamica, ontem finalmente visitei um templo Indu. Enorme, lindo, cheio de jardins, paredes esculpidas com deuses, animais, cenas de guerras santas de um passado mitologico, etc. O templo se chama Akshardam. Apesar de toda a pompa, infelizmente tinha um pouco de clima de Disney world. Uma Disney world metafisico-filosofica. A entrada era de graca, mas dentro havia pracas de alimentacao e muitas lojinhas de souvenirs. Experimentei faluda, uma sobremesa feita de vermicelli gelado (um tipo de macarrao), semente de tapioca e agua de rosas. Uma delicia, mas devia ter umas 1000 calorias. Fiquei satisfeito por horas. Uma vez comi uma sobremesa libanesa parecida com isso na casa do Khaled (primo da Aline, minha namorada).

Fui ao templo, de moto com Arijit, um amigo de Assam que conheci aqui. No caminho paramos em uma plantacao de trigo e rabanetes, com aqueles trabalhadores usando roupas coloridissimas(fotos).









Mais tarde visitei o observatorio astronomico construido por Jai Sigh II, um Maraja indiano, ha 300 anos. Ele construiu 5 desses observatorios, o principal sendo em Jaipur (que eu vou visitar em dois dias). Construcoes muito interessantes! Elas nada mais sao do que instrumentos gigantescos para medicoes astronomicas como: medir o diametro do sol, movimento das estrelas, a passagem de tempo (relogio solar), etc.
Esse eh o observatorio (o de Jaipur) que Cortazar escreveu sobre no texto chamado "a prosa do observatorio", que alias, vale muito a pena ser lido. Porque Jai Singh II resolveu construir instrumentos tao grandes nao eh muito claro, uma vez que os instrumentos tradicionais sao muito menores. Alguns acreditam que isso foi pra aumentar a precisao das medicoes, mas nao se sabe ao certo. Minha opiniao eh que ele fez isso pra sentir mais "de perto" o funcionamento do universo (para se religar ao universo), pra poder literalmente ver o movimento da sombra do sol e da lua atravessando as marcas das reguas gigantes que construiu. Quase como uma maquina para decifrar as mensagens divinas que vem em forma de movimento. O sol eh o universo, a regua eh o homem. Uma mistura de observatorio cientifico e templo, de razao e sentimento, de entendimento e contemplacao. Misturando ciencia e religiao (religacao) atraves de um trabalho artistico - cientifico. Ciencia religiao e arte ainda amalgamados.



3 comentários:

  1. A adelita diz para ir a Calcutá e acho também importante ir a Jaipur /Agra e Varanasi.
    Varanasi é fundamental.
    Cajurao se sobrar tempo .
    Você viu um filme chamado CITY OF JOY ?
    Ah , em Delhi , coma no Hotel Nirula's, tem uma excelente comida e tem até pizza ,com pimenta , claro .
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia
    Estou em Jaipur hoje, e Agra e Varanasi estao nos meus planos. Calcuta ainda nao tenho certeza...
    Obrigado pelas dicas.


    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Paulo , eu sinceramente dispensaria Calcuta .
    Melhor conhecer Bombay , tem templos e mais histórias que Calcuta.
    Bombay e Varanasi mudaram de nome , mas sempre os esqueço , rsss
    Se for a Varanasi , vá bem cedinho ver o nascer do sol na beira do Ganges.Alugue um barquinho e fique passeando até o nascer do sol é uma sensação indescritivel.

    ResponderExcluir

Comente.