sábado, 27 de fevereiro de 2010

Templo de Lotus e Festival Sufi

O templo de Lotus eh o setimo grande templo mundial da fe Bahai. Religiao nova que nasceu ha cerca de 150 anos na Persia e vem crescendo bastante no mundo todo. A fe Bahai tem um ideal unificador bastante interessante. Eles aceitam os grandes mestres das tradicoes judaico-crista, Zoroastrica, islamica, hindu e budista como autenticos enviados divinos, alem do 2 novos mestres fundadores da religiao (Bab e Bahaullah). O templo eh de cair o queixo. Os jardins onde o templo eh construido tambem. Tudo lindo. O numero nove eh "O NUMERO" na religiao Bahai, representando o todo, a unicidade e a unidade. E o templo eh construido baseado no numero nove. Sao nove piscinas sob o templo, 9 petalas na flor de lotus que constitui o "domo" do templo e mais nove petalas abertas cercando as petalas centrais. Por dentro essa arquitetura fica ainda mais bonita, pois ha 9 grandes arcos e uma estrela e 9 pontas no topo do templo. Eles acreditam que Deus enviou sua mensagem ao homem dividida em nove partes, atraves de 9 profetas: Adao, Moises, Krishna, Zoroastro, Buda, Jesus, Mohammed, Bab e Bahaullah. A noite fui assistir ao festival de musica sufi chamado:jahan-e-khusrau, que aconteceu em um lugar chamado Tumba de Humayun Musicos do Rajastao (Samandar Khan and group) dividiram o palco com uma cantora paquistanesa (Sanam Marvi) para fazer um show de Qawalli (musica sufi) inesquecivel. Foi um dos melhores shows da minha vida sem sombra de duvida. Alias, pra quem so conhece o lado bomba do islam prevalente na midia dos nossos dias, vale a pena estudar um pouco de sufismo, com sua musica, danca, poesia, pintura, cosmologia e amor. O sufismo esta para o islamismo mais ou menos como a cabala esta para o judaismo e os gnosticos para o cristianismo. Cheguei em casa e celebramos o aniversario de Arindita, a namorada de Ashish, que eh nascida no estado e Assam. Alias eh interessantissimo notar que as pessoas do nordeste da India (Assam incluido) se parecem muito com os indios da america do sul.


3 comentários:

  1. Oi, amor!
    Estou acompanhando você por aqui. Fiquei feliz que conseguiu colocar o vídeo. Incrível!
    O seu blog esta ficando cada vez mais especial. Todos tem que ficar gratos por você compartilhar a sua doçura e a sua sabedoria. Se você ainda não encontrou o relatório das visitas o link é este: http://extremetracking.com/open?login=pvcamp
    Sempre que eu entro observo que muitas pessoas migram para o seu blog vindas do meu blog, do facebook e até do twitter, onde divulguei o link.
    Estou gostando bastante do seu relato. E com saudades de você, amor!
    Beijos de luz,
    Aline***

    ResponderExcluir
  2. Oi filho....adorei o vídeo!!!!!!!
    Que bom q muitas coisas boas estão acontecendo, como a visita ao templo q o taxista te levou.
    A India não te deixou entrar antes pq estava organizando tudo direitinho pra quando vc chegasse.
    Adoro ler seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Paulo , aqui é a lúcia elena , amiga da Aline e família .Estou fora de SP há tempos e andei sem pc .Só agora pude conhecer seu blog e ler a experiência maravilhosa e seu parecer sobre esse país tão contraditório e mágico .Estou amando e revivendo boa parte de minha vida.
    Estive algumas vezes na India e cada vez foi uma experiência única , viajei muito e conheci lugares incriveis.
    O templo Bahai é indescritivel , até tatuei uma lótus nas costas depois que o vi , rsss
    Aproveite cada momento , enjoy !

    ResponderExcluir

Comente.