domingo, 14 de março de 2010

Annaprashan ou a primeira refeicao

Hoje fui a uma festa onde se celebrava a primeira dieta solida de uma menina de 6 meses. Ateh entao ela so havia se alimentado de liquidos (leite, agua e cha).
Esse ritual hindu chamado Annaprashan marca a segunda seeparacao entre mae e filha (o) (a primeira foi o nascimento), ja que a partir dai comeca o processo e desmame.
Normalmente quem da a comida para a crianca eh algum membro da familia do sexo masculino. Hoje quem o fez foi o tio da menina.
Quem escolhe o melhor dia para a realizacao da Annaprashan eh o astrologo, e a comida administrada eh antes benzida por um bramin.
Depois houve um almoco indiano tipico delicioso.

4 comentários:

  1. Nossa que interessante. Nunca ouvi falar sobre isso. Adoro os blogs por esta razão. São criados sob uma nova perspectiva e subjetividade de um ser comum, que nunca vimos, de quem nunca ouvimos falar e que dividem experiências, olhares à respeito de coisas que temos vontade ou curiosidade de conhecer e nunca tivemos a oportunidade.
    Meu filho tem um 1 ano e 4 meses, e só passou a comer "comida" depois de completar o 1º aninho. As pessoas achavam esquisito; a maioria alimenta seus bebês com pouco mais de 3 ou 4 meses. O meu , infelizmente não foi amamentado no peito, pois não queria. Enfim, achei excelente. Suas fotos tbm são dez. Parabéns. Gosto muito do blog da sua namorada, que indicou o seu. Vou te seguir também.

    ResponderExcluir
  2. Andrea

    Fico feliz em ter te acrescentado alguma coisa.
    Seus comentarios sao muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber do que é feito o gor .
    chama-se garthuli água de gor quente.

    ResponderExcluir

Comente.