sábado, 27 de março de 2010

Rishikesh e uma consulta medica

Desisti de visitar Dharamsala, e resolvi passar o resto dos meus dias na India em Rishikesh. A cidade eh uma delicia, e tem uma atmosfera que lembra o nordeste brasileiro. Tem montanhas, o Ganges limpo (com praia de areia), um monte de Freaks, gurus, sadhus, hippies, escolas de Yoga, centros de estudos de filosofia indiana, varias livrarias...Foi aqui que os Beatles encontraram seu guru nos anos 60!
Aqui tambem tem muitos centros de Ayurveda (medicina tradicional indiana). E eu, que tenho curiosidade sobre o assunto, resolvi me consultar com um medico ayurvedico. A medicina ayurvedica eh eminentemente preventiva, e portanto nao eh preciso estar doente para uma consulta.
O medico era jovem e muito atenciosos. Disse a ele que eu era medico e tivemos algumas conversas interessantes. Ele tomou meu pulso e disse que eu era predominantemente Pitta. Na teoria da medicina ayurvedica, pode se dividir as pessoas em tres Doshas: Pitta, Kapha ou Vata. Cada Dosha eh formada por dois dos cinco elementos que constituem o universo (terra, fogo, agua, ar e eter). Identificando-se os elementos predominantes em cada pessoa, o medico ayurvedico teoricamente pode prever caracteristicas fisico-psicologicas de cada um, e consequentemente identificar os tipos de doencas que cada pessoa estaria predisposta a desenvolver. Baseadao nessa informacao ele entao sugere modificacoes no estilo de vida / alimentacao para prevenir as doencas.
Muito bem, sou pitta (fogo e agua), e devo evitar pimenta, condimentos, e comer muitas frutas e verduras, entre outras coisas.

Mas o mais interesante da minha consulta foi que quando eu ia saindo, o secretario do doutor ayurvedico, um homem de 24 anos, me perguntou:
Voce eh medico alopata? (acho que devo ter sido o unico alopata a fazer uma consulta ali na historia).
Eu disse que sim.
Ele entao virou o rosto de lado e me mostrou um "caroco" no seu pescoco de cerca de 3cm de diametro (grande), e me perguntou o que era aquilo.
Acabei fazendo uma consulta ali, de pe, em 5 minutos. Como hematologista, recebo muitos pacientes com "carocos" no pescoco, e sei que nao se brinca com isso. Muitas condicoes medicas serias podem se manifestar dessa forma. O problema estava ali ha 4 meses, mas como nao doia, o medico ayurvedico disse que nao era nada de mais. Na minha medicina, o fato de nao doer torna a condicao ainda mais seria.
Tratei de apavorar o paciente pra fazer ele procurar cuidado alopatico o mais rapido possivel. Ele o fez no mesmo dia. O medico fez uma puncao e pediu pra que ele voltasse em 4 dias.
Hoje, andando pela rua, o encontrei.
Ele, com uma tensao no olhar, me disse que seu diagnostico era Tuberculose. Respirei aliviado. A noticia poderia ser bem pior. Tratei de tranquiliza-lo e convence-lo (apavorando-o de novo) a tomar religiosamente os remedios nos proximos 9 meses de tratamento. Ele disse que o faria. Me senti bem. Fui a pessoa certa na hora certa pra ele.

3 comentários:

  1. Que lindo, amor!
    Eu me emocionei com essa história, meus olhos ficaram cheios de lágrima, sobretudo pela sua última frase.
    Eu, mais que ninguém, sei e sinto o quanto você é a pessoa certa.

    Te amo!

    Aline***

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo
    Valeu por compartilhar esta viagem surpreendente. Curti as histórias, e o episódio da TB vou contar nas minhas aulas: “tenho um amigo q foi para Índia...”
    Tudo de bom para vc!
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Paulo fiquei sabendo hoje que voce foi a India e visitei seu blog
    Muito legal, Parabens pela viagem e principalmente por compartilhar suas experiencias !
    Abraços
    Marcio

    ResponderExcluir

Comente.