quinta-feira, 18 de março de 2010

Varanasi - A Cidade de Shiva



Varanasi, ou Benares, eh uma cidade forte. A cidade mais velha e mais importante do mundo, segundo seus cidadaos. A cidade mais sagrada da India, onde os hindus vem morrer ou enviam suas cinzas.
Onde ha um rio que eh uma deusa (Ganges) capaz de nos libertar do ciclo de nascimento e morte, e que deve ser louvada todos os dias com fogo, flores, cantos e incenso, como devia acontecer diariamente no Egito e Grecia antiga.

A cidade de Shiva, o deus iogue da destruicao, que nao da importancia aos afazeres diarios do mundo, e passa seu tempo buscando a verdade imutavel atraves da meditacao. O deus de olhos fechados para o mundo.
A cidade dos Sadhus semi-nus, fumando maconha, que abandonaram suas familias e procuram acender seu fogo interior e encontrar, como Shiva, a mesma imutavel verdade.

A cidade da morte, do fogo, dos tridentes.

A cidade da lenha interminavel que se acumula nos depositos antes de queimar os interminaveis corpos mortos que passam pelas estreitas ruas dia e noite, carregados por corpos vivos, ateh as fogueiras a beira do rio, para que suas almas possam seguir seus caminhos.

Uma cidade que nos lembra a todo momento que a morte chega, mais dia menos dia.

3 comentários:

Comente.