terça-feira, 2 de março de 2010

Jaipur





Jaipur eh a capital do estado indiano do Rajastao (que significa "terra dos reis").
Aqui no Rajastao se encontram muitos castelos e fortalezas que foram construidos nos ultimos 400 anos. Basicamente os Rajputs (nobreza local) disputavam quem seria capaz de construir um palacio ou fortaleza mais suntuosos, e como consequencia disso, no estado todo ha mais de 10 fortes e palacios que valem a pena ser visitados.
Depois que a Inglaterra invadiu a India os Rajputs foram perdendo poder progressivamente e hoje ainda conservam os titulos de Marajas, a pompa e as propriedades (muitas das quais se transformaram em hoteis), mas nao estao nem perto de ter o poder que tiveram no passado.
Hoje visitei o palacio real de Jaipur (onde a familia real vive ate hoje) e o forte Ambar (que eh mais antigo que a propria cidade de Jaipur. Ambos muito bonitos. , porem com um ar de decadencia.
Os Rajputs sempre foram conhecido por ser grandes guerreiros, e ainda hoje tem uma presenca importante no exercito indiano.

Outra caracteristica marcante do Rajastao eh a musica. E eu tive a oportunidade de assistir outra vez a um grupo de musica do Rajastao, no mesmo festival que assisti em Delhi, e que me acompanhou ateh Jaipur, coincidentemente, o Jahan e Khusrau.

Ontem visitei um templo Indu dedicado a Vishnu. La encontrei macacos, fieis, os cuidadores do tempo e um Sadhu (sabio indiano que abandonou a vida, e vive como um mendigo, para alcancar a iluminacao). Quando fui tirar uma foto dele, ele comecou a falar em hindi comigo, parecendo um pouquinho alterado. Um fiel que estava no templo me traduziu. Ele me dizia que era muito poderoso e que podia fazer coisas impressionantes com seu poder. Eu disse que acreditava e que por isso mesmo gostaria de tirar algumas fotos. Ele permitiu. Depois dei 30 rupias (1 real aproximadamente) a ele, e ficou tudo bem (vide foto).







4 comentários:

  1. Amor, é uma delícia vir aqui e encontrar todas essas imagens lindas e o relato de tudo que você tem vivido, mas a foto que mais tocou meu coração é a que você aparece.
    Te amo!
    Aline***

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Paulinho, grande abraço, boa idéia a sua do blog. Conha.

    ResponderExcluir
  3. Fala Conha

    Bebe uma por mim la na chopada.
    Abraco

    ResponderExcluir

Comente.