quinta-feira, 18 de março de 2010

Taj Mahal





Foi a mais linda
História de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal
Do amor do príncipe
Shah-Jehan pela princesa
Mumtaz Mahal...

Tê Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...
(Jorge Ben)


Taj Mahal significa: "Palacio da Coroa", como se o domo central fosse a coroa do palacio.
O Taj Mahal eh um Mausoleu. Um tumulo, que Shah Jahan fez pra sua esposa preferida, quando ela morreu no parto do seu decimo quarto filho!
Nao precisa nem fala o quanto ele eh lindo, inteiro de marmore e cravado com pedras semi-preciosas.

Mais do que um predio, o Taj Mahal eh um complexo de predios e jardins, com casa de hospedes, casa de musicos, mesquita, fontes, etc. Alias esse era o padrao dos mausoleus dos imperadores Moguls da India, e como o Taj Mahal, ha varios outros. Visitei tambem o mausoleu do imperador Akbar, o grande (primeira foto), avo de Shah Jahan, e o do bisavo dele, Humayun. Todos lindissimos. Mausoleus dessa grandeza me parecem uma tendencia descendente dos faraos do Egito e suas grandes piramides para os mortos.

Uma coisa interessante, que eu nao sabia ateh chegar aqui, eh que o Taj Mahal eh simetrico, ou seja, de qualquer um dos quatro lados que se olhe, a visao eh exatamente a mesma. E o complexo de predios tambem eh simetrico. Dizem que Shah Jahan era maniaco por simetria. Do lado direito do palacio ha uma mesquita. E como toda mesquita ela eh virada de frente para Meca. Para manter a simetria, Shah jahan construiu do lado oposto um predio identico, simetrico, que chamou de casa de hospedes (mas quem eh que se hospeda em mausoleus?!). Esse predio construido para manter a simetria deve ter mais ou menos o tamanho da Catedral da Se!

Dizem que depois de 20 anos labutando na construcao do Taj Mahal, os trabalhadores tiveram seus bracos cortados, para que nunca mais se construisse algo dessa magnitude.

3 comentários:

  1. Somehow I feel like a circle of life has been completed! Que linda hist oria!

    Dave

    ResponderExcluir
  2. Hi Dave

    I remembered of you when I was there, and also when I was writing the post.
    Actually, I will remember of you anytime I hear anything about Taj Mahal!
    Take care my friend.

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. hoje eu to lendo aqui e dando umas risadas... o 1.8 metro num texto anterior...
    E incrível como quem gosta de música viaja com ela na cabeça, sempre...tetetetê teteretê...tetê!!!! Vai voltar carregado de instrumentos.abçs, adri unicamp

    ResponderExcluir

Comente.