segunda-feira, 15 de março de 2010

Jainismo

O jainimo eh uma das religioes da India, tendo se separado do hinduismo entre os anos 900 e 600 antes de cristo.
A religiao prega a teoria do carma, da re-encarnacao, da iluminacao atraves do auto controle e da meditacao, como no hinduismo. Um ponto centralda religiao jain eh a nao violencia, que vale para todas as formas de vida, desde bacterias ate outros seres humanos. Monges jain nao viajam a noite para nao pisarem em formigas, nao comem depois do por do sol para nao comer insetos por acidente e tambem nao comem vegetais que devem morrer para servir de alimentos (como tuberculos por exemplo).
A comsologia jain eh complicadissima. As eras, ou eons, para os jains sao divididas em 6, que se repetem sucessivamente ad eternum. A primeira eh algo parecido com o paraiso cristao. Nao havia tristeza, inveja, ira, fome, e nada de ruim. As pessoas mediam uns 10 kilometros de altura e viviam trilhoes de anos. Esta era tambem durava tanto que eh impossivel contar o tempo. Nas eras subsequentes a qualidade de vida vai ficando pior e tanto as pessoas quanto as eras e as vidas vao ficando mais curtas. Nos vivemos na quinta era, onde a vida eh bem ruinzinha, se vive no maximo 130 anos e a altura maxima de uma pessoa deveria ser 1.8 metros (aqui falhou um pouco a previsao). Essa era ainda durara und 18.000 anos. A ultima era sera maio como o inferno cristao. Mas depois, comeca tudo de novo ao contrario, e a vida vai progressivamente melhorando, ateh que as pessoas mecam uns 10 km de novo!!
Os templos jain sao muito parecidos com os hindus, porem muito mais caprichados, na minha opiniao.
Visitei um templo jain em Osian (Rajastao) que existe ha cerca de 1.200 anos e continua em plena atividade. Muito lindo. Ganhei uma estatua de Ganesha de presente do encarregado pelo templo (que tambem eh escultor e sacerdote). Visitei tambem templos jain em Delhi e Jaisalmer. Todos cheios de esculturas e pinturas lindisimas.
Osho era jain, e o jainismo tambem influenciou muito Mahtma Gandhi (na questao da nao violencia), que nasceu no estado do Gujarat, em uma regiao com bastante influencia jain.

Um comentário:

  1. Você dece tirar nota 10 no boletim de Ensino Religioso mas Português... Hummmm.... Não sei não

    ResponderExcluir

Comente.