segunda-feira, 22 de março de 2010

Khumb Mela e Haridwar - Outra cidade de Shiva









Haridwar, ou "a porta para Deus" eh uma cidade sagrada do norte da India, onde o rio Ganges desce dos himalaias e entra na planicie indiana trazendo todas as benesses que um rio desse porte traz, como peixes, fertilidade para a terra, agua, etc.
O rio ganges eh uma deusa (Ganga Mata ou Mae Ganges), que nasce da cabeca de Shiva. Isso mesmo, eh uma deusa presa no cabelo de Shiva e que "solta" o rio Ganges para a India (um detalhe: as figura da deusa Ganges lembram muito Yemanja).
Portanto, ao mesmo tempo em que Haridwar eh uma cidade de Shiva, como Varanasi, o Shiva daqui nao eh sinonimo de morte e cinzas, mas eh um Shiva gerador, de onde nascem as aguas que trazem a vida aos indianos. E os indianos se relacionam como o rio de muitas maneiras. Bebem de sua agua, banham-se em suas aguas, fazem preces com suas aguas, agradecem todos os dias ritualisticamente (puja) a existencia do rio, etc.
Outro detalhe interessante eh que o Ganges da morte de Varanasi eh quase um esgoto, muito sujo. Ja em Haridwar o Ganges da vida eh limpo, com aguas transparentes e muitos peixes. Exatamente como devria ser!
Haridwar eh tambem uma das 4 cidades onde acontece o Kumbh Mela (o maior festival religioso da Terra) a cada 3 anos. E neste ano o festival, que eh astrologicamente definido, acontece aqui de Janeiro a Abril.

Visitei o local dos acampamentos e ashrams hoje e fiquei impressionado com o tamanho da area ocupada. Eh do tamanho de uma cidade, e estara la pelos 4 meses do festival somente. Vem gente de toda a India e de todas as linhas do hinduismo, e os momentos principais do festival sao os banhos no Ganges em datas especificas. Acredita-se que estes banhos auxiliam muito no processo de liberacao do ciclo nascimento e morte.
Me misturei com um grupo de Sadhus, e apesar da nao conseguir me comunicar com eles muito bem, tomamos um cha juntos e tirei algumas fotos.

Hoje entrei no Ganges em Rishikesh (cidade vizinha a Haridwar). O rio me chamou, tive que ir...

4 comentários:

  1. O rio me chamou, tive que ir...

    Que coisa linda!!!!

    Filhote

    ResponderExcluir
  2. "Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá."
    Quero ouvir as notícias ao vivo,
    Que bom que o rio te chamou e você obedeceu

    ResponderExcluir
  3. Amor, além do rio tem alguém aqui no Brasil te chamando. Também espero que você venha...risos
    Te amo!

    Aline***

    ResponderExcluir
  4. Eu vou amor. Com todo o prazer.
    Te amo.

    Paulo

    ResponderExcluir

Comente.