terça-feira, 23 de março de 2010

Guru Prem Baba

Logo que cheguei em Rishikesh entrei em um restaurante e escutei pessoas falando em portugues. Conversei com eles e soube que sao seguidores de um Baba, ou guru, brasileiro chamado Prem Baba, e que ele se encontrava em Rishikesh no momento.
Prem Baba eh tambem psicologo e Xama. Ele pertence a linhagem de gurus Sachcha, que traca sua origem ateh Narada, amigo de Krishna! Resolvi checar.
Todos os dias pela manha ha uma reuniao com guru e discipulos, onde se cantam mantras (em sanscrito e portugues) e no final Prem Baba fala sobre o trabalho espiritual. Ele fala em portugues com traducao simultanea para o ingles.
Fui visita-lo no meu ultimo dia de Rishikesh. Meu trem sairia a tarde para Dharamsala.
Ele inspira muita paz e fala muito bem, abordando assuntos psicologicos complexos com simplicidade. Me senti muito bem durante os cantos, foi um momento de paz em meio ao caos indiano.

Ele falou, durante seu discurso, que os macacos sao um simbolo da mente humana, pois estao sempre inquietos, saltando de um galho (pensamento) para outro, e que na mitologia hindu o macaco eh frequentemente usado neste contexto. Disse tambem que o trabalho espiritual consiste em acalmar os macacos (a mente), que sempre resistem em ser acalmados, para que algo que esta alem da mente (a essencia de cada um) possa se manifestar.
Apesar do assunto ser antigo, achei boa a metafora do macaco.

Quando sai para o patio, ainda pensando no discurso do guru, vi um macaco doente sozinho sob uma arvore, quase morto. Um australiano que observava a situacao resolveu levar agua ao moribundo. Quando o fez, surgiram uns 5 macacos GRANDES e o atacaram. Ele correu, e quando me dei conta estava eu cercado pelos dois lados por dois dos macacos GRANDES, que me atacaram. Corri eu tambem e consegui fugir sem lesoes corporais.
Nao pude deixar de associar os macacos de verdade, me atacando, com os macacos mentais metaforicos resistindo ao controle... Talvez meus macacos interiores estivessem tentando me espantar dali...
Cancelei minha passagem e resolvi ficar mais tres dias!

2 comentários:

  1. Só agora consegui entender o raciocínio que te fez ficar. Com certeza a escolha certa! Aliás, recentemente você só tem feito escolhas certas. Incluo-me nelas, claro. (risos)

    ResponderExcluir
  2. Titanium Plate Flat Iris Stone - TITIAN ART - TITIAN ART
    Ceramic Art, GALLERY & T-Shirt by TITIAN ART at TITIAN ART at titanium 3d printer TITIAN ART at TITIAN ART at TITIAN ART at TITIAN titanium hair straightener ART at TITIAN ART at TITIAN ford titanium ART at TITIAN ART at TITIAN titanium nose jewelry ART at TITIAN ART at TITIAN ART at black titanium rings

    ResponderExcluir

Comente.